Como deixar sua casa longe dos ácaros



Com o início da primavera, e as constantes variações de temperatura, a baixa umidade do ar e o excesso de poeira e ácaros nos ambientes contribuem para o aumento das doenças alérgicas, que atinge cerca de 30% da população brasileira, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). Mas para evitar sintomas como coceira e irritação no nariz, coriza e espirros é importante investir na limpeza dos ambientes. Renato Ticoulat, especialista em limpeza, dá dicas domésticas para driblar o tempo e fazer uma limpeza geral.


Aspirador de pó vs vassoura


Quando for higienizar o chão dos ambientes internos, prefira usar o aspirador de pó a vassoura, assim evita-se que a poeira suba e se espalhe pelo local. Caso não tenha aspirador, utilize um pano úmido e um rodo para retirar o excesso da sujeira. Varrer não deve ser uma opção.


Móveis


Nunca passe um pano seco em um móvel empoeirado. O ideal é iniciar a limpeza com um pano úmido, retirando todo o excesso de sujeira. Após esse processo, aplique com uma flanela limpa e seca e um produto específico para o material do móvel.


Tapetes


Sempre comece a limpeza aspirando o tapete, o processo vai ajudar a remover as sujeiras mais superficiais e facilitará o seu trabalho. Utilize o bucal mais fino do aspirador de pó para limpar as partes mais difíceis. Após a aspiração, misture detergente neutro com água morna e agite até formar espuma. Aplique a fórmula na tapeçaria com um pano limpo em movimento circulares, depois retire o excesso de produto com um pano umedecido. Não utilize escovas com cerdas duras, pode danificar a peça.


Colchões


O mais recomendado quando se vai fazer uma higienização de um colchão em casa, sem o acompanhamento de uma empresa especializada, é utilizar apenas um pano limpo umedecido, depois de tê-lo aspirado.


Quintais


Para iniciar a limpeza retire todos os materiais removíveis do quintal. Espalhe o produto de limpeza de sua preferência com água em todo o espaço. Se a água estiver quente, a remoção da sujeira será mais eficiente. Deixe agir entre 5 e 10 minutos e depois enxague.  Esfregue o local com uma vassoura ou uma bucha, mas não se esqueça de secar no final da limpeza. Ambiente com água acumulada viram criadouro para o  mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, da zika e da febre amarela urbana. Agora se o ambiente ainda continuar gerando doenças respiratórias, como rinites ou alergias com muitos espirros é bom contratar uma empresa profissional que vá usar produtos e equipamentos realmente adequados para estes serviços.


Texto adaptado – Economídia

3 visualizações
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle